Home SinjorBA Sinjorba se solidariza com Reginaldo Lima, após agressão sofrida pelo repórter

Sinjorba se solidariza com Reginaldo Lima, após agressão sofrida pelo repórter

por Sinjorba

O Sinjorba tomou conhecimento de uma agressão física e acusações verbais proferidas pelo presidente do Bahia de Feira, Jodilton Souza, contra o jornalista Reginaldo Lima, da Rádio Sociedade News FM 102.1, fato ocorrido após o jogo em que a equipe feirense derrotou o Esporte Clube Bahia, por 3 a 0, no dia 12 de maio passado.


Irritado com críticas feitas pelo jornalista a respeito de uma atuação anterior do Bahia de Feira, o presidente do clube, além de dizer que Reginaldo Lima era um péssimo profissional, que “puxava o saco” das equipes de Salvador, acusou-o de lhe ter solicitado dinheiro em troca de comentários positivos, além de agredí-lo fisicamente com um empurrão.


Após a intervenção da Polícia Militar, a situação foi controlada e não evoluiu para um caso mais grave. Inclusive, segundo as informações recebidas pelo Sinjorba, Jodilton Souza, após se acalmar, teria pedido desculpas ao repórter por sua atitude destemperada. Porém, desculpas não têm poder de apagar o registro de mais um caso de agressão contra um profissional de imprensa no exercício de sua função. O Sinjorba lamenta o fato e salienta que é preciso que pessoas públicas, como é o caso de um presidente de clube de futebol, tenham mais controle de suas emoções e respeitem aqueles que estão trabalhando.


“Expressar opiniões é típico da crônica esportiva e os presidentes de clubes devem ter serenidade para ouvir os comentários e usar seu direito de discordância, mas nunca agredir verbal e fisicamente qualquer profissional por não gostar da sua opinião”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Para ele, o que se tem visto hoje no Brasil é que qualquer pessoa tem se sentido livre para agredir jornalistas e radialistas e isso precisa ser freado.


O Sindicato dos Jornalistas da Bahia se solidariza com Reginaldo Lima, profissional que é respeitado em Feira de Santana, tanto como âncora do Tribuna de Notícias, tanto como repórter dos programas Levante a Voz, Conexão Esportiva e Jornadas Esportivas.


Ano passado, a Federação Nacional dos Jornalistas contabilizou 428 episódios de ataques ou agressões contra os profissionais de imprensa. Estes casos estão registrados no Relatório da Violência e Liberdade de Imprensa 2020. “Quando a entidade fechar o documento relativo a 2021, Feira de Santana terá seu nome registrado por conta deste episódio”, lamenta o presidente do Sinjorba.