O Sinjorba esteve nessa quarta no município de Alagoinhas, a 123 Km de Salvador, em várias agendas e conversas para ampliar o apoio político e da categoria à aprovação da PEC 206/2012, que restabelece o diploma de nível superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício da profissão de jornalista.
A caravana da entidade tem percorrido o interior já tendo passado por Vitória da Conquista e Cachoeira, dois municípios que possuem faculdades de Jornalismo. Nos próximos dias a direção do Sinjorba deve passar por Juazeiro, Feira de Santana, além de retornar à UFRB, para um encontro com reitor da instituição.
Câmara Municipal
Acompanhado da nossa colega Marcela Souza, logo pela manhã o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador José Cleto, explicando a pauta e pedindo seu apoio à matéria. Ele sugeriu que a Casa aprovasse uma moção em favor da PEC e enviasse o texto a todos os 39 deputados federais baianos e ao presidente da Câmara Federal, Artur Lira.
O vereador se mostrou favorável ao texto, entendendo o pleito como um instrumento para qualificarmos o jornalismo, ficando de debater o tema com sua assessoria e demais edis, para comunicar ao Sinjorba posteriormente um posicionamento. Participaram do encontro os jornalistas Maurílio Fontes, Mariana VilaNova e Vanderlei Soares, além de outros membros da equipe do Gabinete da Presidência.
Deputado Joseildo
Ainda pela manhã Moacy se reuniu com o deputado Joseildo Ramos (PT-BA), que é morador, ex-prefeito e tem base política em Alagoinhas. Ele também se manifestou um apoiador da PEC 206/2012 e assumiu o compromisso de trabalhar junto à liderança de seu partido na Câmara para ampliar os apoios à matéria.
Na oportunidade Joseildo informou que há três jornalistas em sua equipe de assessoria na Bahia e em Brasília, o que, na opinião do presidente do Sinjorba, mostra seu apreço e compreensão sobre a importância da comunicação de qualidade para o exercício do mandato parlamentar. No encontro, o deputado estava acompanhado de um de seus assessores, o jornalista Tarcio Mota, que é formado pela UFRB.
Outros encontros
Ainda em Alagoinhas, o presidente do Sinjorba se encontrou com a secretária de Obras do município, a engenheira Gal Reis, além do diretor da empresa municipal de saneamento (SAAE), administrador de empresas Francisco Brito. Ambos manifestaram estranheza quanto ao fato de o diploma de Jornalismo não ser uma exigência para o exercício profissional e se colocaram à disposição para ajudar na luta pela aprovação da PEC.
Um encontro na Secretaria de Comunicação do município, com o secretário Marcio Gomes e sua equipe de jornalistas precisou ser cancelada por causa de uma agenda urgente do gestor. Ficou o compromisso de a reunião acontecer no início de julho, em data ainda a ser programada.
Moacy participou ainda em Alagoinhas de entrevistas nas rádios Digital FM, no programa Jornal dos Municípios, com os colegas radialistas Marcus Aragão e Edinei Santiago, além do programa Conexão Notícias, da 93 FM, com o radialista Reinaldo Silva.