A busca por acessibilidade a conteúdos digitais é uma necessidade crescente na sociedade contemporânea, onde a inclusão social é pressuposto para uma dinâmica participativa capaz de se sobrepor a limitações humanas. Em sintonia com esse entendimento, aplicado ao campo do jornalismo, será realizado, entre os dias 4 a 31 de março de 2024, o curso “Como jornalistas podem garantir acessibilidade aos seus produtos digitais”.
A iniciativa é uma colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas, do Austin Moody College of Communication, que é líder mundial em cursos online massivos de jornalismo. As aulas e atividades didáticas não são presenciais e se baseiam numa metodologia assíncrona, na qual os participantes podem flexibilizar o horário que dedicam ao curso, participando de fóruns de discussão e atendimento ao vivo com a instrutora.
Destacando que a acessibilidade faz parte da responsabilidade fundamental do jornalismo de informar, o curso tem foco nos novos recursos de acessibilidade e inclusão que a era digital trouxe, como textos alternativos e descrições de áudios, fotos e vídeos, recursos que podem ter uma aplicação tardia nas redações, enquanto os jornalistas não se apropriam desse conhecimento e das ferramentas para criar conteúdo multimídia inclusivo, em diferentes plataformas e para públicos diversos.
O curso estará sob a coordenação da jornalista Carla Beraldo, vencedora do Desafio de Inovação do Google News Initiative 2022 ao criar o Protocolo de Acessibilidade Reverta, um projeto de inovação jornalística focado em aprimorar a acessibilidade das notícias para pessoas com deficiência visual. Para Carla, “aprender sobre acessibilidade promove uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, além de incentivar uma abordagem mais empática para o design e o conteúdo midiático.”
Durante quatro semanas, os participantes aprenderão sobre os princípios, leis e padrões que moldam o conteúdo digital inclusivo, e terão insights práticos sobre como criar conteúdo multimídia acessível, tais como estratégias para integrar descrições de áudio, de imagens e outros recursos de acessibilidade adaptados à plataformas como Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e YouTube.
O curso é gratuito, mas a emissão do certificado tem custo. Aos participantes que o desejarem será cobrada uma taxa administrativa de $30 USD, paga através de cartão de crédito.
Inscreva-se aqui e participe você também da construção de um cenário digital mais inclusivo. Para mais informações clique aqui.
Fonte: journalismcourses.org, da matéria de Camila Llorente.