O Sinjorba, que vem atuado com ênfase nas campanhas salariais que mobilizam os jornalistas baianos, está empenhado também na construção da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024, sob a coordenação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
No dia 21 de setembro, durante a 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais, realizada de forma on-line, foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa “Panorama da Mobilização e Negociação Salarial nos Sindicatos de Jornalistas”, realizada em agosto, com 24 dos 31 sindicatos de jornalistas filiados à Federação.
Os depoimentos feitos durante a Plenária evidenciaram as dificuldades para se estabelecer pisos salariais únicos, a intransigência patronal e outros entraves que são enfrentados pelos diversos sindicatos no país. Mas para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, a iniciativa da Fenaj em torno de uma campanha salarial nacional é fundamental para fomentar a mobilização da categoria de forma unificada e, assim, muito mais forte.
A Plenária do dia 21 deliberou pelo prosseguimento do calendário para elaboração da pauta de negociação comum. Desta forma, a Fenaj abrirá uma consulta on-line para recolher propostas de clausulas não econômicas. Esse documento receberá sugestões até o dia 11 de outubro. Na sequência, no dia 19 de outubro, será realizada a 3ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais, para aprovar a pauta comum.
Leia AQUI a matéria da Fenaj sobre a 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais.