Home SinjorBA Deputado Léo Prates apoia luta dos jornalistas pela exigência do diploma

Deputado Léo Prates apoia luta dos jornalistas pela exigência do diploma

por Fernanda Gama

O deputado federal Léo Prates (PDT-BA) manifestou nesta sexta (12) seu apoio à luta dos jornalistas pela aprovação da PEC 206/2012, que restabelece a exigência de diploma de jornalismo como exigência para o exercício da profissão. A manifestação foi feita após reunião do parlamentar com o presidente e a vice-presidente do Sinjorba e dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), respectivamente, Moacy Neves e Fernanda Gama.

No encontro, os dirigentes sindicais explicaram qual o estágio de tramitação da PEC na Câmara, hoje só precisando do apoio dos líderes partidários e da iniciativa da Presidência da Casa de pautá-la para ser votada, uma vez que já passou por todas as etapas de tramitação, desde que foi aprovada no Senado, em 2012.

Léo Prates, que é vice-Líder do PDT na Câmara e é também vice-Líder do maior bloco partidário da Casa, com 173 deputados, reconheceu como justa a reivindicação dos jornalistas e prometeu buscar o apoio de toda a bancada do PDT e de outras legendas do “blocão” para a PEC.

Quando vereador em Salvador, em 2013, Léo Prates apresentou projeto de lei para que a prefeitura da capital baiana só contratasse jornalista detentor de diploma de nível superior em Jornalismo. Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, essa manifestação foi muito importante, pois amplia o apoio à PEC e ao jornalismo profissional. “Ao renovar o compromisso com a formação como pré-requisito ao exercício da nossa profissão, o deputado se alinha ao direito de a sociedade ter acesso à informações produzidas segundo rigorosos critérios de qualidade, responsabilidade e ética”, diz ele.