Home SinjorBA Faculdades de Jornalismo se unem às ações pela PEC 206/2012

Faculdades de Jornalismo se unem às ações pela PEC 206/2012

por Fernanda Gama

Oito faculdades da Bahia já estão compondo o Comitê Baiano em Defesa do Diploma, proposto pelo Sinjorba para debater e encaminhar a luta em apoio à aprovação da PEC 206/2012 pela Câmara dos Deputados. O fórum conta hoje com a participação de representantes da Facom-UFBA, UFRB, Unisba, UCSal, Escola Baiana de Comunicação, UniFacs, UniJorge e UniFTC. O Sindicato vem buscando as demais instituições com cursos de Jornalismo no estado para também se unirem à iniciativa.

No dia 05 de maio o Comitê se reuniu e definiu uma série de ações para garantir visibilidade e ampliar a luta à participação de amplos setores da sociedade, dado à natureza da PEC 206/2012 e seu interesse social. Como foi muito bem colocado no encontro, é preciso ir além dos limites sindicais para transformar essa campanha em luta da sociedade.

Já estão sendo realizadas visitas às faculdades, como as ocorridas dias 02 de maio na UniFTC, 11 de maio na UniJorge e a que está marcada para o dia 22/05 na UniFacs, com o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica em torno da pauta. A Congregação da Facom-UFBA aprovou documento, dia 10/05, que será enviado aos 39 deputados baianos e ao presidente da Câmara, em defesa do diploma (Clique AQUI). E a Unijorge, através da Coordenação, do Colegiado, do Núcleo Docente Estruturante e do corpo de professores e professoras do Curso de Jornalismo, também manifestou oficialmente seu apoio (AQUI) à campanha em defesa da PEC 206/2012.

Estudantes de Jornalismo da UniFTC pedem aprovação da PEC do Diploma.

Também na Universidade Federal da Bahia, está marcado para dia 02 de junho, na Facom, um evento em defesa da formação como um dos instrumentos de combate às fake news, que contará com a presença do deputado Orlando Silva (PCdoB), relator do projeto que trata do tema na Câmara. A atividade deverá contar com a presença da presidente da Fenaj, Samira de Castro.

Além do Sinjorba e das faculdades citadas, o Comitê Baiano conta ainda com a ABI-Bahia e a Agência de Notícias das Favelas (ANF).