Home SinjorBA Senador Otto Alencar declara apoio à luta pela PEC do Diploma

Senador Otto Alencar declara apoio à luta pela PEC do Diploma

por Sinjorba

O senador Otto Alencar, presidente do PSD e líder do partido no Senado, é mais um parlamentar a encampar a luta dos jornalistas brasileiros pelo retorno à obrigatoriedade do diploma de curso superior para o exercício profissional. Na manhã desta segunda-feira (8), ele recebeu em audiência, no escritório político em Salvador, representantes do Comitê Baiano em Defesa do Diploma, que lhe atualizaram sobre o andamento da campanha pela votação da PEC 206/2012, atualmente paralisada na Câmara.

Na audiência, o senador recebeu uma carta elaborada pelo comitê que apresenta um breve histórico da luta em favor do restabelecimento da exigência do diploma, por meio de proposta de emenda à Constituição. Embora a matéria já tenha sido votada no Senado, os jornalistas entendem como fundamental o apoio do pessedista baiano, devido à liderança que exerce no Congresso.

Ao declarar apoio à causa, Alencar enfatizou a importância da formação profissional do jornalista e recorreu a uma comparação. “[É como se] Eu que sou médico ter que concorrer com alguém que não se formou em medicina e vai botar um consultório, um charlatão”. E se comprometeu em conversar com os deputados do partido no sentido de sensibilizá-los quanto à necessidade de a presidência da Casa colocar a matéria em votação com brevidade.

Lançado no dia 13 de abril, o Comitê Baiano em Defesa do Diploma conta com a adesão de representantes do Sinjorba, Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Agência de Notícias da Favela (ANF) e de instituições de ensino que mantêm cursos de Jornalismo no estado.

Publicações Relacionadas