O deputado federal Raimundo Costa (Podemos), também conhecido como Raimundo da Pesca – devido a sua ligação histórica com a luta dos pescadores -, manifestou seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional 206/2012 – PEC do Diploma –, que restabelece a exigência de formação de nível superior em jornalismo para o exercício da profissão. A posição foi selada em um encontro com dirigentes do Sinjorba, na quinta passada (10 de agosto), em Salvador.
Na oportunidade os diretores do Sindicato explicaram a pauta e explanaram porque a formação é importante para o exercício da profissão de jornalista. Mostraram a ele como a queda do diploma em 2009 banalizou a prática do jornalismo, precarizou a profissão e ajudou a pavimentar o caminho para a epidemia de fakenews que temos enfrentado. Disseram também que estão procurando individualmente cada parlamentar e que ele era o 22º dos 39 deputados da Bahia a ouvir o Sinjorba sobre a PEC.
Raimundo Costa concordou com a estratégia política que vem sendo empreendida pela categoria, de ter este corpo a corpo com todos os deputados. Acompanhado do ex-vereador da capital, Sildevan Nóbrega, ele se solidarizou com os jornalistas e comparou a nossa luta com o esforço que ele e outros líderes dos trabalhadores da pesca artesanal fazem no sentido de evitar que aventureiros se beneficiem dos direitos dos verdadeiros pescadores, em especial na época do pagamento dos seguro-defeso.
Raimundo Costa é o 16º deputado baiano a declarar apoio à PEC do Diploma (veja lista abaixo). Outros seis ouviram nossas ponderações e ficaram de analisar e responder posteriormente. Até o momento, nenhum parlamentar da Bahia se declarou contrário à matéria.
O Sinjorba tem marcado reuniões em Brasília, Salvador e até no interior com os deputados. Na semana que vem, dias 21 e 22 de agosto, a entidade tem conversas marcadas com Otto Alencar Filho (PSD) e Dal Barreto (União). O senador Otto Alencar (PSD), que não votará pois a pauta já passou no Senado, também manifestou seu apoio à luta, comprometendo-se a trabalhar junto ao seu partido para angariar o voto de outros correligionários.
Disseram SIM à PEC do Diploma (16)
Alice Portugal (PCdoB)
Antônio Brito (PSD)
Bacelar (PV)
Daniel Almeida (PCdoB)
Elmar Nascimento (União)
João Leão (PP)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Leo Prates (PDT)
Lídice da Matta (PSB)
Paulo Azi (União)
Paulo Magalhães (PSD)
Raimundo Costa (Podemos)
Valmir Assunção (PT)
Zé Neto (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Ficaram de pensar sobre a PEC (06)
Alex Santana (Republicanos)
Artur Maia (União)
Charles Fernandes (PSD)
Josias Gomes (PT)
Marcio Marinho (Republicanos)
Pastor Sargento Isidorio (Avante)