Home Eventos Sinjorba apresentará painel na celebração dos 93 anos da ABI

Sinjorba apresentará painel na celebração dos 93 anos da ABI

Aniversário será festejado com discussões de temas estratégicos para a comunicação e lançamento da edição comemorativa da Revista Memória da Imprensa

por Sinjorba

O Sinjorba participará das atividades que comemoram os 93 anos de fundação da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), nesse mês de agosto. Para marcar o aniversário, a ABI preparou programação especial com uma série de debates que abordarão os principais temas da imprensa na atualidade.

Na manhã desta quinta (17), o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, apresentará o painel “Tecendo a Rede”, que vai abordar o primeiro relatório de atividades da Rede Agostinho Muniz Filho de Combate à Violência contra a Imprensa.

Reproduzimos, abaixo, a matéria publicada pela ABI sobre o evento, que contém a programação completa das atividades que integram a comemoração.

 

ABI celebra 93 anos com programação especial

Há 93 anos, no dia 17 de agosto de 1930, nascia a Associação Bahiana de Imprensa. Idealizada pelo farmacêutico e jornalista Thales de Freitas, a instituição floresceu em um momento no qual a Bahia contava com cerca de 50 publicações, entre jornais diários, semanais e revistas, e atravessava tensões político-sociais. Quase um século depois, com  funcionamento ininterrupto, a entidade está cada vez mais presente no cotidiano de profissionais e empresas da comunicação baiana. Exatamente por isso, mobilizou esforços para rememorar sua fundação com uma agenda especial. O ciclo de atividades “ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia” será aberto nesta quinta-feira (17).

Além das atividades estatutárias, como reuniões e assembleia ordinárias, serão quatro encontros, de 17 de agosto a 16 de setembro, das 8h30 às 13h,  no Auditório Samuel Celestino, no terraço do Edifício Ranulfo Oliveira, sede da ABI, na Praça da Sé. Todos com transmissão ao vivo pelos canais da Associação. O encerramento da agenda será marcado pelo lançamento de uma edição comemorativa da Revista Memória da Imprensa.

Com temas estratégicos divididos nos eixos “Memória e reconhecimento”, “Judicializando”, “Formação” e “Cultura, democracia e diversidade”, a programação traz reflexões sobre o presente e o futuro da comunicação baiana. As discussões serão referenciadas nas vivências de profissionais, empresários e acadêmicos da área. Nomes de referência na cena nacional vão abordar assuntos atuais, como a PEC do diploma, direitos autorais de jornalistas e fotojornalistas, violência contra a imprensa, assédio judicial, a falta de diversidade nas redações, ética na comunicação digital e PL das Fake News.

Entre os convidados estão Danila de Jesus, jornalista, professora, criadora do Guia Diversidade nas Redações; Yuri Almeida, jornalista, pesquisador; Suely Temporal, jornalista e empresária da comunicação; Karine Oliveira, afroempreendedora, CEO da Wakanda Educação; Jorge Gauthier, jornalista, criador do primeiro canal LGBTQIA+ do Correio; Cláudio Patterson, gestor de Atendimento e Orientação Técnica do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas; Samira de Castro, presidente da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas; Moacy Neves, presidente do Sinjorba – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia; Carlos Augusto, jornalista, editor e diretor do Jornal Grande Bahia; Paula Fróes, fotojornalista; Pedro Nunes, advogado, especialista em direito autoral; Rodrigo Moraes, advogado e escritor; Ana Paula de Moraes, advogada, especialista em direito digital; e Matheus Lens, estudante de Jornalismo, criador do podcast Fala Preto.

A programação cultural prevê, além de visitas à exposição Ginga Nagô, do fotojornalista Anízio Carvalho, o lançamento do livro “A peleja dos Zuavos Baianos contra Dom Pedro, os gaúchos e o satanás”, do jornalista e escritor Jolivaldo Freitas. Outro destaque da agenda é a homenagem ao jornalista Agostinho Muniz Filho, cuja atuação representa um marco no combate à violência contra profissionais da imprensa.

De acordo com o presidente da ABI, Ernesto Marques, a programação celebra o encontro rico e diverso de diferentes gerações de jornalistas, além de representar o esforço da instituição em aprofundar a relação dos profissionais e empresários do setor com a sociedade. “A Associação Bahiana de Imprensa, com “h” mesmo, celebra a sua existência como espaço democrático historicamente consolidado, comprometido com a democracia, a cultura e a memória. Esperamos celebrar com a presença dos colegas os 93 anos da mais tradicional entidade da comunicação no estado”, convida o jornalista.

SERVIÇO

ABI, 93 anos vivendo a história do Brasil na Bahia
Data: 17 de agosto a 16 de setembro
Hora: das 9h às 13h
Local: Auditório Samuel Celestino (8º andar do Edifício Ranulfo Oliveira – Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)
Evento gratuito

PROGRAMAÇÃO

17/ago

8h30 – Sessão de abertura e anúncio da programação completa

EIXO 1 MEMÓRIA E RECONHECIMENTO

9h às 9h20 – Painel: História da imprensa baiana e da ABI: A luta pelo fim da violência contra a imprensa na Bahia.

>> Ernesto Marques, presidente da ABI.

9h20 às 10h – Interação com o público

Coffee-break

10h20 às 10h40 – Painel: Tecendo a Rede – apresentação do primeiro relatório de atividades da Rede Agostinho Muniz Filho de Combate à Violência contra a Imprensa.

>> Moacy Neves, presidente do Sinjorba

10h40 às 11h40 – interação entre relator(a), representantes de órgãos públicos e plateia

11h40 – Homenagem: Rede Agostinho Muniz Filho de Combate à Violência Contra a Imprensa

24/ago

8h30 – Recepção e credenciamento

EIXO 2 – JUDICIALIZANDO

9h às 9h40 – Painel: Direitos autorais na relação entre profissionais, agências/assessorias e veículos

>> Paula Fróes, fotojornalista

>> Pedro Nunes, advogado, especialista em direito autoral

>> Rodrigo Moraes, advogado e escritor

>> Ana Paula de Moraes, advogada, especialista em direito digital

9h40 às 10h – debates

Coffee-break

10h20 às 11h20 – Painel: Assédio judicial: situação atual na Bahia e no Brasil + como se proteger e como combater

>> Carlos Augusto, jornalista, editor e ditetor do Jornal Grande Bahia

Debates

12h – Homenagem a Luiz Gama

17h30 às 20h30 – Lançamento do livro “A peleja dos zuavos baianos contra Dom Pedro, os gaúchos e o satanás”, do jornalista e escritor Jolivaldo Freitas.

06/set

8h30 – Recepção aos convidados e público

EIXO 3 – FORMAÇÃO

9h às 9h40 – Painel 1: PEC diploma – a falta que ele faz: o que mudou no mundo dos jornalistas desde 2009

>> Samira de Castro, presidente da Fenaj
>> Talyta Singer, professora do curso de Jornalismo na Unijorge

Coffee-break

11h30-13h – Painel 2: Empreendendo na comunicação: MEI e outras possibilidades

>> Suely Temporal, jornalista, sócia da ATCom
>> Karine Oliveira, afroempreendedora, CEO da Wakanda Educação
>> Cláudio Patterson, gestor de Atendimento e Orientação Técnica do Sebrae

16/set

9h – recepção aos convidados e público

EIXO 4 – Painel: Vida real no mundo digital  – Cultura, democracia e diversidade

9h30 – painel: Diversidade nas Redações. As redações refletem o perfil da sociedade? Como abordar as diferenças sem estigmatizar?

>> Danila de Jesus, jornalista, professora. Criadora do Guia Diversidade nas Redações
>> Jorge Gauthier, jornalista, criador do primeiro canal LGBTQIA+ do Correio
>> Matheus Lens, estudante de Jornalismo, criador do podcast Fala Preto

Debates

11h – Painel: O PL das Fake News ameaça a democracia? (subtema: Remuneração da produção jornalística na internet)

>> Orlando Silva, deputado federal, relator do PL das Fake News
>> Ernesto Marques, presidente da ABI

Coffee-break

Encerramento

 

Publicações Relacionadas