Home SinjorBA Jornalistas de A TARDE deflagram greve a partir de quinta (07)

Jornalistas de A TARDE deflagram greve a partir de quinta (07)

por Fernanda Gama

Em assembleia virtual realizada nesta segunda (04), os jornalistas de A TARDE, MASSA e Portal A TARDE Online decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de quinta (07), até que empresa regularize o pagamento de salários de janeiro, fevereiro e março deste ano, além do 13º salário de 2021.

A decisão foi tomada após mais um descumprimento de cronograma de pagamento apresentado pela empresa. O último havia sido aprovado pelos trabalhadores na assembleia da categoria, realizada no dia 14 de março passado, porém não resistiu a 11 dias de proposto.

A reunião dos jornalistas teve a participação de representação do Sindicato dos Gráficos e do Sadejorba, que representam os trabalhadores da gráfica e do administrativo do jornal. As duas entidades também estão acionando os seus representados, informando o que foi decidido pela Redação e buscando o posicionamento deles quanto à situação de atraso salarial, que é similar.

Os jornalistas de A TARDE e MASSA paralisaram suas atividades por 48 horas nos dias 08 e 09 de março e decidiram suspender uma nova paralisação após a empresa apresentar o último cronograma, que previa início do pagamento de janeiro no dia 21/03, o que não ocorreu. Somente na segunda (04), dia da assembleia, foi iniciada a quitação. Diante de tantos atrasos e descumprimentos, a confiança está quebrada e os trabalhadores não acreditam mais nas promessas do jornal.

O Sindicato fará uma representação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), além de intermediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). Há também acordos salariais não assinados desde 2017, que serão objetos de ações judiciais, com instauração de dissídios.

Uma nova assembleia dos jornalistas de A TARDE está prevista para quinta (07), 11h. Esperamos que até lá haja novidades por parte da empresa.