Home SinjorBA Jornalistas do Nordeste farão Dia de Luta em 15/12

Jornalistas do Nordeste farão Dia de Luta em 15/12

por Fernanda Gama

Os Sindicatos de Jornalistas do Nordeste realizarão na quarta (15) um Dia de Luta da categoria na região. A data marca o início da mobilização conjunta das entidades sindicais contra os atrasos salariais, a ausência de reajustes, o desrespeito à jornada de trabalho e a precarização nas redações e assessorias. A atividade tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O Dia de Luta foi uma das deliberações do I Encontro dos Jornalistas do Nordeste, realizado nos dias 19 a 21 de novembro passado. Na atividade foi aprovado um plano de lutas, com ações unitárias com vistas ao enfrentamento dos desafios comuns vivenciados em cada estado e ao fortalecimento da categoria na região.

Vestir preto
Para reforçar a mobilização, as direções sindicais convocam os trabalhadores e trabalhadoras para que se vistam de preto na quarta (15), postem as fotos e vídeos em suas redes sociais e marquem a FENAJ, os sindicatos, os veículos de mídia e empresas que contratam jornalistas e impõem relações precarizadas de trabalho.

“É hora de os jornalistas reagirem a um processo contínuo e brutal de desrespeito à profissão”, afirma o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Para ele, só a unidade da categoria será capaz de frear a redução de salários, os ataques à jornada de trabalho e as contratações precárias e ilegais praticadas por empresas e contratantes dos serviços jornalísticos. “O Dia de Luta será a primeira de uma série de ações unitárias que vamos realizar em dezembro e a partir de janeiro em todo o Nordeste”, completa.

Moacy convoca a categoria a participar. Ele lembra que foi a determinação dos jornalistas – junto com os colegas radialistas – que garantiu a vacina em meados de 2021. “Vamos tomar como exemplo a luta pela conquista da imunização contra a covid-19 para levantar a mobilização por salários e direitos”, convoca o presidente da entidade.
A entidade vai divulgar as ações que serão realizadas para fortalecer o dia 15 de dezembro na Bahia.