Home Obituário Nota de pesar e tristeza

Nota de pesar e tristeza

por Fernanda Gama

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) lamenta profundamente a morte da jornalista feirense Maria do Socorro Pitombo Cristo ocorrida na manhã deste domingo, 9, aos 78 anos, vítima de problemas cardiorrespiratórios. Ela estava internada há cerca de 20 dias no Hospital da Bahia, em Salvador, onde passou por um procedimento cirúrgico.

Socorro Pitombo formou-se em Jornalismo pela UFBA, na década de 70, e teve uma longa trajetória no jornalismo, tendo sido uma das primeiras mulheres jornalistas de Feira de Santana, atuando nos jornais A Tarde e Jornal da Bahia. Atuou também nas assessorias de Comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), do Centro de Cultura e Artes (Cuca) e da Faculdade de Tecnologia e Ciências (UniFTC), onde se destacou no exercício da profissão que amava e acreditava.

Para a colega e amiga de décadas, jornalista Madalena de Jesus, “Por onde passou, em sua trajetória profissional, Socorro deixou marcas indeléveis. Fazia do jornalismo a sua vida, o que inspirou muitas gerações de comunicadores, carregando consigo as marcas da competência, da seriedade e da responsabilidade profissional, foi uma mulher referência de tudo o que de melhor existe no jornalismo”. Além de tudo, segundo Madalena, Socorro era “antes e acima de tudo, uma pessoa extremamente carinhosa e meiga. Para quem não a conhecia de perto, isso tem outro nome: gentileza”.

O jornalista Wilson Mário, que foi seu colega no Jornal da Bahia, sucursal de Feira de Santana, entre os anos 1975/76, acredita que Socorro “sempre foi e será uma das referências do jornalismo feirense e se destacava pelo seu texto e sua maneira de levantar as informações, conduzir as entrevistas e assumir posições diante das situações de fatos dos acontecimentos. Sempre foi uma mulher à frente de seu tempo”.

Em todos os veículos de imprensa onde atuou, Socorro amealhou amigos que agora se despedem saudosos, guardando a lembrança querida de sua convivência. O Sinjorba partilha o pesar com seus os familiares. A jornalista deixa três filhos – Renata, Lara e Raphael Pitombo – e uma legião de amigos.

O corpo da jornalista será velado no Centro de Velórios Pax Bahia, no bairro SIM, e o sepultamento está marcado para as 11h desta segunda-feira (10), no Cemitério Piedade, centro da cidade.

Feira de Santana, 09 de janeiro de 2022

Marly Caldas
Diretora da Regional Nordeste do SINJORBA