Home campanha Reunião em Teixeira de Freitas define ações da entidade no Extremo Sul

Reunião em Teixeira de Freitas define ações da entidade no Extremo Sul

por Sinjorba

No dia 7 de outubro, o Sinjorba realizou encontro com jornalistas do Extremo Sul da Bahia. A reunião, que foi organizada pelos diretores da entidade, Ezequias Alves e Rubens Floriano, com a contribuição de nosso ex-diretor Athyla Borborema, aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas e teve a participação de 18 colegas, que trabalham ou mantêm jornais, sites e programas de rádio, além de outros que trabalham em assessoria de imprensa.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, participou do encontro. Ele fez um panorama do processo de reconstrução do Sindicato e retomada da organização da categoria no Estado, além de falar as lutas gerais que estão sendo empreendidas para melhorar o ambiente do Jornalismo, como a aprovação da PEC do Diploma, a mudança na Regulamentação Profissional e a moralização na concessão dos registros pelo governo.

Moacy também falou do caráter dessas reuniões regionais, que além de cumprir o papel organizativo, servem como instrumento para convocar a categoria a participar do XI Congresso Estadual dos Jornalistas da Bahia (Conejorba), que ocorrerá dias 16 a 19 de novembro, em Salvador, nas dependências do Hotel Sol Victoria Marina. A atividade acontece em paralelo ao 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessorias de Imprensa (Enjai).

Diagnóstico

Durante mais de três horas de conversa, os presentes listaram os problemas enfrentados pela categoria na região. Do ponto de vista trabalhista, houve críticas às contratações irregulares de não jornalistas para ocupar as vagas, inclusive em prefeituras e câmaras de vereadores, bem como o pagamento de baixas remunerações. Uma forte crítica foi feita à presença no mercado de grande número de pessoas sem formação e/ou atuação no Jornalismo, que conseguiu tirar registro profissional na esteira do descontrole na concessão no Ministério do Trabalho.

Por outro lado, como boa parte dos colegas, na região, está empreendendo para poder trabalhar, ou seja, ser seu próprio patrão em pequenos sites, blogs, jornais ou programas de rádio, foi grande a crítica à forma como prefeituras e câmaras de vereadores distribuem os anúncios publicitários, beneficiando mais ou totalmente só aqueles que têm algum vínculo político. Os colegas que encaram a sobrevivência com pequenos negócios também criticaram os governos estadual e federal, que praticamente esqueceram os veículos do Extremo Sul da Bahia. Segundo foi comentado, eles recebem no máximo duas mídias por ano.

Após o levantamento desses e de outros problemas levantados, além de colhidas opiniões para melhorar a atuação e a organização do Sinjorba na região, o diretor Regional, Ezequias Alves, ficou de apresentar um programa de ação e instituição da Delegacia da entidade na região, que contará com o reforço de alguns colegas que se colocaram à disposição para contribuírem como voluntários.

Qualificação

O presidente do Sinjorba, ao final, informou que a entidade está organizando um programa de capacitação e requalificação profissional, inicialmente com 12 cursos, com 80 horas cada. Ele disse que o projeto está sendo discutido com órgãos públicos, bem como sendo buscadas parcerias privadas para ser viabilizado e iniciado em 2024, se comprometendo a incluir Teixeira de Freitas no rol das cidades que serão atendidas pela iniciativa.

Eunapolis e Porto Seguro

A passagem do presidente do Sinjorba pelo Extremo Sul começou no dia 06 de outubro, com visitas aos jornalistas e veículos em Eunapolis e uma palestra na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para estudantes e professores do curso de Jornalismo da instituição sobre a PEC do Diploma.

Os encontros regionais continuam até o dia 10 de novembro, conforme calendário abaixo (Cruz das Almas, Ilhéus, Itabuna, Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro). O Sindicato está ajustando datas, horário e local para mais duas reuniões, em Feira de Santana e Irecê.

 

Agenda dos encontros regionais

– 19/10 – Cruz das Almas (Recôncavo).

– 20/10 – Itabuna e Ilhéus (Sul).

– 27/10 – Barreiras (Oeste).

– 30/10 – Vitória da Conquista (Sudoeste).

– 09 e 10 de novembro – Juazeiro (Norte).

Publicações Relacionadas