Home SinjorBA Sindicato tem plantão semanal presencial para solicitação de carteira da Fenaj

Sindicato tem plantão semanal presencial para solicitação de carteira da Fenaj

por Sinjorba

Principal fonte de renda da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), a carteirinha profissional da entidade continua a ser solicitada normalmente pelo Sinjorba. Um plantão semanal foi montado pela diretoria para garantir aos colegas a possibilidade de fazerem o seu pedido. Lembrando, a Carteira de Jornalista é um documento de identificação profissional, válido também como identidade civil.

Para isso, o Sindicato criou um protocolo de segurança para preservar a saúde da nossa funcionária e do diretor que estiver de plantão. Pedimos aos colegas que usem máscara e logo ao ter acesso ao espaço da sede utilizem o álcool gel colocado logo na entrada da sala, higienizando mãos e punhos.

Para fazer a solicitação da carteira da Fenaj e da carteira internacional (emitida pela FIJ) é necessário fornecer alguns documentos e informações (veja este link), além de depositar/transferir o valor à conta da Federação e a postagem na conta do Sinjorba. Se for renovação, o jornalista só precisa recolher o valor correspondente do documento.

Com o fim do Imposto Sindical o valor arrecadado com as carteiras se transformou na principal fonte de renda da Fenaj, uma vez que a contribuição mensal dos sindicatos é muito pequena (haja vista a baixa arrecadação das entidades estaduais). Por isso, mesmo neste período de pandemia, manter este serviço é fundamental, além de fornecer um documento de identificação tão necessário aos jornalistas em um momento de ocaso democrático.

Os plantões ocorrerão em turnos diferenciados, pela manhã, das 8h às 13h30 e, pela tarde, das 12h às 17h30. Nesse mês de maio os atendimentos presencias ocorrem nos seguintes dias:
– Quarta (06) – manhã
– Quarta (13) – tarde
– Quarta (20) – manhã
– Terça (26) – manhã
– Quarta (27) – tarde

Para mais detalhes sobre a documentação e procedimentos, clique no link a seguir: https://sinjorba.org.br/novo/carteira-da-fenaj/