Home campanha Assembleia abre campanha e aprova pauta de reivindicações

Assembleia abre campanha e aprova pauta de reivindicações

por Fernanda Gama

Em assembleia realizada nesta quarta (27), na sala do Sinjorba no aplicativo Zoom, os jornalistas baianos deram início à Campanha Salarial Nacional da categoria na Bahia. Na oportunidade, foi aprovada a pauta de reivindicações (veja abaixo) que será protocolada a partir da semana que vem junto a todos os contratantes de nossos serviços, públicos e privados.

Agora o Sindicato realizará as assembleias por empresas e/ou segmentos, para definir os pontos específicos a serem negociados com as empresas e demais contratantes de serviços. Na semana que vem acontece o encontro com os colegas da Tribuna da Bahia (segunda, 01/04, 19h30), A TARDE e Massa (terça, 02/04, 11h) e Correio (terça, 02/04, 13h). A entidade convocará ao longo do mês as reuniões com o pessoal de TV, rádio, sites, sindicatos, além daqueles que trabalham no setor público.

Campanha Nacional

Como já publicamos (veja aqui), este ano os jornalistas estão em Campanha Salarial Nacional, coordenada pela Fenaj. O movimento começou em dezembro/23, com a data-base dos colegas de rádio e TV de São Paulo, com previsão de só terminar em setembro/24, com os colegas dos jornais do Ceará. O ponto alto será exatamente, no mês de maio, quando nove sindicatos estarão em campanha, incluindo a Bahia.

Cada sindicato terá sua pauta específica. Porém, alguns pontos são unificados nacionalmente, a exemplo do aumento real de salários, como forma de corrigir as perdas acumuladas a partir de 2020, com a pandemia de covid-19. Outros itens comuns serão a implementação de planos de carreiras e promoções, criação de protocolos de segurança para os jornalistas e combate ao assédio nas redações. Estes pontos se juntarão aos demais aprovados em cada empresa ou segmento.

Pauta de reivindicações 2024

1) Reajuste – IPCA (maio/23 a abril/24)

2) Aumento real – 4%

3) Piso Salarial definido pelo Sindicato para jornada 5 horas (R$ 4.531,30)

4) Jornada de 4 horas para estagiários de jornalismo

5) Respeito à jornada de trabalho especial, com acordo com o Sindicato para jornadas até 7h

6) Pagamento de hora extra com adicional de 100%

7) Contratação de jornalistas diplomados e com registro profissional

8) Implantação de Plano de Cargos e Salários

9) Implantação de Plano de Saúde, Auxílio-Alimentação e Auxílio-Creche

10) Notificação do trabalhador através de aplicativos de mensagens apenas durante a jornada de trabalho

11) Definição de ações de combate ao assédio nos locais de trabalho

12) Estabelecimento de regras e contrapartidas para a ação multitarefas

13) Instituição de Protocolo de Segurança para Jornalistas