Home SinjorBA Comissão de Mulheres do Sinjorba participa de Cine Debate com Defensoria Pública da Bahia

Comissão de Mulheres do Sinjorba participa de Cine Debate com Defensoria Pública da Bahia

por Sinjorba

A Comissão de Mulheres do Sinjorba participou, na sexta-feira (22), de um Cine Debate sobre o filme ‘Barbie’, uma das produções cinematográficas de maior bilheteria em 2023. Promovida pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), em parceria com o sindicato, a atividade integra a programação da 5° Jornada de Mulheres do Sinjorba e aconteceu na Sala Walter da Silveira, Barris, centro da cidade.

Após a exibição do longa-metragem, uma roda de conversa reuniu a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, a subdefensora Pública-Geral, Soraia Ramos, e a estagiária da DPE-BA Hanna Saraiva, que discutiram a importância do empoderamento e representatividade feminina. A mediação coube à coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE/BA, Letícia Peçanha.

Evento, realizado em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, integrou a 5° Jornada de Mulheres do Sinjorba.

O Cine Debate exibiu o  live-action “Barbie”, a história da boneca mais famosa do mundo, que apesar de viver na Barbieland – o mundo mágico das Barbies –, entra em crise existencial e embarca em uma jornada de descobertas sobre si e sobre o mundo onde foi criada. “Confesso que tive resistência para assistir ao filme, mas me surpreendi positivamente. Algumas críticas foram em relação à obra ter um ‘feminismo simplificado’, mas acredito ter sido exatamente essa abordagem o que possibilitou atingir um público, que talvez não fosse alcançado, se o filme tivesse outra temática” destaca a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama.

Com a sala cheia e um público majoritariamente jovem, o Cine Debate também abordou a busca pelo padrão inalcançável de beleza e a importância da aceitação. “Hoje me aceito como sou, com o meu cabelo, meu nariz. Cada um é perfeito do jeito que é”, ressaltou Hanna, estagiária da DPE.

Para Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE,/BA, o debate é também uma ferramenta de combate ao padrão imposto. “Pesquisas apontam que a probabilidade de uma mulher nascer com o corpo parecido com o corpo de uma Barbie é de uma em cem mil. Essa busca por esse padrão pode trazer muito sofrimento” afirma, Letícia.

Jornada de Mulheres

O Cine Debate, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, foi mais uma ação da 5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba, que, neste ano, tem como tema “Lute como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio”.

Durante todo mês de março, a Comissão de Mulheres visitou as colegas jornalistas nas redações de veículos e nas assessorias, para explicar as demandas da entidade, debater as medidas de combate ao assédio e entregar alguns brindes.

A Comissão também participou da manifestação no dia 8 de março e levou ações ao interior do estado, com eventos em Vitória da Conquista e Jequié.

Publicações Relacionadas