Home SinjorBA Câmara Municipal de Salvador homenageia jornalistas

Câmara Municipal de Salvador homenageia jornalistas

por Sinjorba

Uma Sessão Especial nesta terça-feira (25), às 10h, no plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador, homenageia os jornalistas, pela passagem do seu dia, comemorado em 7 de abril. A solenidade também celebra o aniversário do Sinjorba, que completou 72 anos este mês. A iniciativa é do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB).

A sessão acontece em um momento bastante oportuno para a categoria, exatamente quando foi retomada a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece o diploma de nível superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício da profissão. Na semana que passou, em Brasília, a Fenaj e 16 sindicatos do país – entre os quais o Sinjorba – realizou um corpo a corpo com os deputados, na Câmara Federal, visando à aprovação da matéria.

O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Assassinado em novembro de 1830, sua morte desencadeou uma forte reação popular que levou D. Pedro I a abdicar do trono, em 7 de abril de 1831. Foi também em um 7 de abril, em 1908, que a ABI foi fundada.

Além do 7 de abril, os jornalistas baianos têm outras duas datas comemorativas neste mês. Em 1945, no dia 14, foi criada a Associação dos Jornalistas da Bahia, entidade transformada seis anos depois em sindicato. E foi em 17/04/1951 que o Ministério do Trabalho concedeu a Carta Sindical ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba).

A diretoria do Sindicato convida a categoria para a Sessão em homenagem aos jornalistas, bem como para as demais comemorações que acontecem ao longo da semana (clique aqui e saiba mais).

Publicações Relacionadas