A Comissão de Mulheres do Sinjorba participou, na sexta-feira (22), de um Cine Debate sobre o filme ‘Barbie’, uma das produções cinematográficas de maior bilheteria em 2023. Promovida pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), em parceria com o sindicato, a atividade integra a programação da 5° Jornada de Mulheres do Sinjorba e aconteceu na Sala Walter da Silveira, Barris, centro da cidade.
Após a exibição do longa-metragem, uma roda de conversa reuniu a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, a subdefensora Pública-Geral, Soraia Ramos, e a estagiária da DPE-BA Hanna Saraiva, que discutiram a importância do empoderamento e representatividade feminina. A mediação coube à coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE/BA, Letícia Peçanha.
O Cine Debate exibiu o live-action “Barbie”, a história da boneca mais famosa do mundo, que apesar de viver na Barbieland – o mundo mágico das Barbies –, entra em crise existencial e embarca em uma jornada de descobertas sobre si e sobre o mundo onde foi criada. “Confesso que tive resistência para assistir ao filme, mas me surpreendi positivamente. Algumas críticas foram em relação à obra ter um ‘feminismo simplificado’, mas acredito ter sido exatamente essa abordagem o que possibilitou atingir um público, que talvez não fosse alcançado, se o filme tivesse outra temática” destaca a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama.
Com a sala cheia e um público majoritariamente jovem, o Cine Debate também abordou a busca pelo padrão inalcançável de beleza e a importância da aceitação. “Hoje me aceito como sou, com o meu cabelo, meu nariz. Cada um é perfeito do jeito que é”, ressaltou Hanna, estagiária da DPE.
Para Letícia Peçanha, coordenadora do Núcleo de Equidade Racial da DPE,/BA, o debate é também uma ferramenta de combate ao padrão imposto. “Pesquisas apontam que a probabilidade de uma mulher nascer com o corpo parecido com o corpo de uma Barbie é de uma em cem mil. Essa busca por esse padrão pode trazer muito sofrimento” afirma, Letícia.
Jornada de Mulheres
O Cine Debate, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, foi mais uma ação da 5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba, que, neste ano, tem como tema “Lute como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio”.
Durante todo mês de março, a Comissão de Mulheres visitou as colegas jornalistas nas redações de veículos e nas assessorias, para explicar as demandas da entidade, debater as medidas de combate ao assédio e entregar alguns brindes.
A Comissão também participou da manifestação no dia 8 de março e levou ações ao interior do estado, com eventos em Vitória da Conquista e Jequié.