Home SinjorBA Filiados têm facilidades para regularizar mensalidades

Filiados têm facilidades para regularizar mensalidades

por Fernanda Gama

O Sinjorba está chamando os seus filiados que estão com mensalidades atrasadas para regularizarem sua situação junto ao Departamento Financeiro. A diretoria da entidade aprovou algumas facilidades para permitir a quitação das pendências de uma forma bem acessível.

É possível parcelar as pendências, pelo cartão de crédito em até 12 parcelas ou via PIX, com pagamento mensal do valor a partir de 2 mensalidades. Para isso, o filiado deve procurar a Secretaria do Sindicato (secretaria@sinjorba.org.br ou WhatsApp: 71 3321-1914) para levantar sua situação e encaminhar a forma de parcelamento.

Precarização da profissão

A categoria enfrenta um período de fortes ataques, seja ao exercício do jornalismo de maneira livre, seja aos seus direitos e remuneração. Avança no mercado de trabalho de comunicação regimes de contratação precários, com contratos PJs ilegais e fraudulentos, além de jornadas superiores às 30 horas semanais, com nomenclaturas na função que visam burlar os decretos (nº 972, de 17/10/1969 e nº 83.284, 13/03/1979).

As contratações precárias são parte do processo de precarização e rebaixamento salarial imposto pelos contratantes dos nossos serviços. Somente agora, em maio/2022, após seis anos e muita mobilização, o Sindicato conseguiu pressionar o jornal A TARDE a colocar em dia o salário, que está congelado desde 2018. Nas negociações com o Correio, onde os trabalhadores têm perdas acumuladas de mais de 18% em 3 anos, a empresa propõe um reajuste de apenas 3% nas remunerações.

Em outra frente, cresceram o número de agressões aos profissionais e veículos de imprensa, muitas delas, lamentavelmente, incentivadas por governantes, bem como as tentativas de desregulamentar e precarizar mais ainda a profissão. Citamos como exemplo as medidas provisórias do governo federal, a 905/2019 (que propunha acabar com nosso registro profissional) e a 1045/2021 (que propunha ampliar a jornada de trabalho para até 40 horas).

Trincheira da categoria

As entidades sindicais – Fenaj e Sinjorba – são a última trincheira de luta dos jornalistas. São as lutas travadas pelos sindicatos que vêm denunciando os ataques, combatendo a precarização do trabalho imposta pelos patrões e barrando as medidas provisórias regressivas do governo federal.

LEIA MAIS
Na Câmara de Salvador, Sinjorba pede apoio contra a MP 905

Sinjorba discute impactos de MP 1045/2021 na vida de jornalistas

Edital do Irdeb burla jornada e escolaridade para contratar jornalista

Porém, para continuar lutando em defesa dos direitos da categoria e impedir um maior rebaixamento salarial, é preciso que os sindicatos estejam legitimados politicamente pela categoria (com mais colegas sindicalizados) e fortalecidas organizativa e financeiramente (com contribuição em dia dos filiados). Fragilizadas, sem estrutura organizativa e sem receita, pouco as entidades podem fazer em um cenário de ataques, com adversários mais fortes e poderosos (governos e empresas).

VEJA
Fortalecer o Sinjorba é a melhor vacina para combater a precarização do jornalismo