Home SinjorBA Informação verdadeira é pilar da democracia

Informação verdadeira é pilar da democracia

por Sinjorba

Na data em que se comemora o Dia da Imprensa – 1º de junho -, nada mais importante que reafirmar os princípios da liberdade em nome da democracia. Embora pareça o óbvio, já que a informação é um dos principais pilares da democracia, a reafirmação que o Sinjorba faz, nesse momento, é no sentido de marcar claramente a posição dos jornalistas baianos contra todo tipo de autoritarismo, em especial os arroubos que vêm sendo praticados pelo presidente Bolsonaro.

Toda trajetória política do atual presidente sempre foi marcada pelo pouco apreço às liberdades e aos direitos coletivos. Ao arrepio dos valores civilizatórios que marcaram a retomada da democracia em nosso País, Bolsonaro sempre se colocou na contramão da história, projetando-se através de factóides e posturas controversas, para chamar a atenção sobre um comportamento narcisista e reacionário.

Eleito presidente, tal comportamento só se agrava. Agora, na posição de poder que ocupa, segue com a mesma liturgia do histrionismo, porém com enorme potencial de dano, como já se verificou ao longo dessa pandemia, por decisões que contrariam não apenas o bom senso, mas os fundamentos da ciência médica. Tanto assim que após uma ciranda de ministros da Saúde, a pasta agora é ocupada por mais um general a integrar o governo, dos inúmeros que já o assessoram.

Em tempos de fake news que, aliás, alavancaram sua eleição, Bolsonaro segue a cartilha de seu líder e chefe, Donald Trump, elegendo a imprensa e os jornalistas como inimigos de seu governo, tentando, com isso, dobrar ou distorcer as verdades dos fatos para tentar moldar a realidade conforme suas vontades, num flerte perigoso com o despotismo que não pode ser aceito pela sociedade democrática que é vocação do povo brasileiro.

Publicações Relacionadas