Home SinjorBA Jequié recebe “Roda de Conversa – Diga NÃO ao Assédio” e discute medidas de combate

Jequié recebe “Roda de Conversa – Diga NÃO ao Assédio” e discute medidas de combate

Debate contou com a participação de mulheres jornalistas, comunicadoras e representantes de importantes entidades da região.

por Fernanda Gama

A “Roda de Conversa – Diga NÃO ao Assédio”, promovida pela Comissão de Mulheres do Sinjorba, na última quinta (14), na Associação Comercial Industrial de Jequié (ACIJ), reuniu jornalistas, radialistas e representantes de outras entidades para debater as formas de assédio no ambiente profissional e as medidas de combate.

O evento contou a presença de Isabela Gonçalves, presidente da Comissão de Mulheres da OAB – Subseção Jequié; Itamiles Veiga, vice-presidente do Conselho da Comunidade; Caroline Moraes, diretora da APLB – Sindicato; e Luiz Amaral, ex-prefeito de Jequié.

A vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, iniciou o debate agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância do combate ao assédio por mulheres e homens. “Em 2023 o Tribunal Superior do Trabalho registrou, por dia, uma média de 220 novos processos de assédio moral e sexual. Especialistas apontam que a criação de novas leis, que protegem a vítima, deu mais coragem para as denúncias. Por isso eu acredito ser tão importante promover o evento no interior e ver a participação masculina nesse debate”, disse Fernanda. Para ela, o assédio, seja moral ou sexual, é um problema grave, que se apresenta como uma forma cruel de exploração de poder, e o combate a essa prática deve ser uma luta de todos nós.

A coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba, Isabel Santos, também ficou satisfeita com a participação significativa das colegas comunicadoras na Roda de Conversa. Ela comemorou o envolvimento de um bom número de mulheres jornalistas e de outras profissões, que também vivenciam esse tipo de crime, infelizmente, ainda crescente na nossa sociedade e citou números do assédio. “Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do ano passado, apontam um aumento de 49, 7% de casos de assédio no Brasil. A minha expectativa é ver, um dia, revertidas essa e outras estatísticas como a que registra 22,3 milhões de mulheres vítima de assédio moral, o mais praticado no País”, ressaltou Isabel.

Para a jornalista Paula Melo, que representa a Comissão de Mulheres do Sinjorba em Jequié, o debate amplia as vozes femininas que passam por situações conflitantes nos diversos tipos de assédio, diariamente. “Foi uma discussão muito importante para a categoria, dando voz às mulheres comunicadoras que, somada à presença de outros jornalistas, puderam falar mais sobre o assédio. É mais que urgente conversarmos sobre assuntos que nos assombram e propor soluções mais efetivas para combatê-los, pois deixam consequências terríveis, como o desgaste emocional e mental ao longo da carreira”, afirmou ela.

Os diretores regionais do Sinjorba, Zenilton Meirae Ari Moura, também participaram da Roda de Conversa.

5° Jornada de Mulheres do Sinjorba 

A 5ª Jornada de Mulheres do Sinjorba, que neste ano tem como tema “Lute como uma Jornalista – Diga NÃO ao Assédio”, continua durante todo o mês de março.

Nesta sexta (22), o Sinjorba participa, em parceria com a Defensoria Pública da Bahia, de Cine Debate na Sala Walter da Silveira, com a exibição do filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig e protagonizado por Margot Robbie, que recebeu oito indicações em categorias do Oscar 2024.

A Comissão de Mulheres também continua com as visitas às colegas jornalistas nas redações de veículos e nas assessorias, para explicar as demandas da entidade e entregar alguns brindes.