Home Assessoria de Comunicação Jornalismo, novas tecnologias e combate à desinformação nas eleições são temas de curso on-line promovido pela FENAJ

Jornalismo, novas tecnologias e combate à desinformação nas eleições são temas de curso on-line promovido pela FENAJ

Dias 6 e 13 de julho, dois sábados, com duração de três horas cada encontro, das 9h às 12h.

por Sinjorba

A crescente sofisticação das ferramentas utilizadas nas campanhas eleitorais requer atualização profissional permanente para quem atua ou pretende atuar na área. É nesse sentido que a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está promovendo o curso on-line “Eleições 2024: O jornalismo no combate à desinformação”, no próximo mês de julho.

A iniciativa, desenvolvida em parceria com o programa de cursos De Olho na Rede, acontecerá em dois sábados, dias 6 e 13, das 9h às 12h, e cada encontro terá duração de três horas. A atividade será on-line, com emissão de certificados para as pessoas que acompanharem pelo menos uma aula ao vivo. As vagas são limitadas.

Atualmente qualquer campanha vai muito além de promover a visibilidade dos candidatos aos cargos eletivos. Uma verdadeira batalha de informações é travada para a construção da imagem pública e sua manutenção, especialmente em tempos de disputa eleitoral. Assim, “manter-se atualizado sobre estratégias, ferramentas e tecnologias da comunicação é fundamental para todo jornalista, seja para atuar nas campanhas ou interpretar as disputas”, afirma o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

Para a facilitadora do curso, Ivone Rocha, que é jornalista, mestre em políticas públicas e doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), “os profissionais do jornalismo e estudantes de graduação desse campo precisam conhecer melhor as ferramentas digitais e sua utilização em benefício do jornalismo de qualidade”, especialmente no cenário das eleições municipais, cuja campanha se inicia oficialmente em agosto deste ano.

O curso visa trabalhar a educação midiática e a infodemia (“epidemia” de informação) no processo eleitoral, bem como as ferramentas de combate à desinformação; discutir a legislação e a agenda eleitoral de 2024; analisar o uso da inteligência artificial nas eleições; além de apresentar estudo de casos de eleições do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos.

O investimento é de R$ 60,00 (mais taxa) para jornalistas sindicalizados e estudantes de jornalismo; e R$ 80,00 (mais taxa) para jornalistas não sindicalizados e demais interessados. Jornalistas sindicalizados e estudantes de graduação em jornalismo precisam apresentar a carteirinha ou outro documento comprobatório ao fazer a inscrição.

Voltado principalmente para jornalistas e estudantes de Jornalismo, o curso também pode ser feito por outros profissionais interessados. Vale lembrar, também, que o processo eleitoral é um importante mercado de trabalho para jornalistas.

Clique aqui e faça sua inscrição.

 


Publicações Relacionadas