Home SinjorBA Sinjorba presta solidariedade a cinegrafista vítima de racismo

Sinjorba presta solidariedade a cinegrafista vítima de racismo

Antônio Muniz, da TV Bahêa, foi atacado por torcedor quando cobria jogo na Arena Fonte Nova

por Sinjorba

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia — Sinjorba, vem a público se solidarizar com o jornalista Antônio Muniz, da TV Bahêa, e repudiar veementemente as ofensas racistas de que ele foi vítima na Arena Fonte Nova, durante o jogo Bahia x Fortaleza, na noite de terça-feira (14). O profissional chamou um policial que conduziu os envolvidos à 1ª Delegacia, onde foi registrada a queixa por racismo contra um torcedor do Esporte Clube Bahia. O nome do agressor não foi revelado para não prejudicar as investigações.

Nesta quarta-feira (15) Muniz, acompanhado de advogado do Bahia, formalizou uma representação contra o agressor, que perguntou, aos gritos, se ele tinha piolho. “Esse tipo de atitude não pode continuar. Quer dizer que só porque o meu cabelo é crespo, porque uso dread, é sujo? Isso não é brincadeira, não é engraçado. É racismo, porque agride o psicológico, a identidade da outra pessoa”, desabafou o jornalista.

“Mão da Justiça”

“Mais uma vez o futebol é palco de um episódio criminoso de racismo, tendo como vítima um profissional da comunicação. Antônio Muniz estava trabalhando na transmissão do clássico nordestino e foi ofendido por um torcedor do Bahia, que se encontrava na arquibancada. O racismo não pode ser mais tolerado de jeito nenhum e os racistas têm que ser punidos com a mão pesada da Justiça. Já acionamos nossa assessoria jurídica, para que todo o apoio legal seja dado ao nosso colega e profissional e o agressor seja punido na forma da lei”, manifesta-se o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

Em entrevista ao portal “Massa”, Antônio Muniz declarou: “Eu entendi o que ele disse, mas pedi para que repetisse. Na sequência, ele começou a me chamar de rasta. Eu virei a câmera para ele, comecei a gravar e, em seguida, apresentei as gravações numa unidade da Polícia Civil que fica na Arena”. Após ele apresentar as filmagens realizadas para as autoridades da Arena Fonte Nova, os policiais conduziram o agressor e o jornalista à delegacia, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência.

O Esporte Clube Bahia também emitiu Nota de Repúdio contra o ato racista de um de seus torcedores, prestando solidariedade ao jornalista.

Publicações Relacionadas